O Mundo da Observação de Aves para Crianças: porque é possível aprender e muito com a natureza!

A observação de aves é um portal para o contato com a natureza, ela nos leva a diversos lugares para conhecer a vida pulsando ao nosso redor. Como essa é uma das minhas grandes paixões e por acreditar no poder educativo que a observação de aves tem, iniciei no último mês as Oficinas de Observação de Aves na Brinquedoteca Comunitária Curumim, no vilarejo do Patrimônio da Penha, município de Divino de São Lourenço, ES. A Brinquedoteca é uma iniciativa da ONG Amar Caparaó coordenada pela Relva Rodrigues de Carvalho que é uma grande parceira deste projeto.

DSCN2914

Em Março foram três oficinas, com a participação de aproximadamente 11 crianças entre 7 e 14 anos. Durante as oficinas as crianças aprenderam a manusear equipamentos como binóculos, câmera, playback, gravador e microfone. Tivemos duas saídas de campo para observação de aves, onde as crianças fizeram tanto registros em cadernetas de campo quanto fotográficos e de vocalizações. O mais divertido e interessante foi ver as preferências deles, alguns só queriam usar binóculo e outros preferiam a câmera.

WhatsApp Image 2017-03-21 at 16.00.04

A grande alegria da turma foi ver os jacus e tucanos! E eles vibraram quando o coleirinho  e o arapaçu-verde chegaram pertinho respondendo ao playback.

Com a observação de aves podemos levar as crianças para um novo mundo, a olhar cada detalhe da natureza, a ouvir e a perceber a nossa relação com o meio natural. Na última oficina do mês pedimos para as crianças falarem quais eram as ameaças que as aves sofriam em nosso vilarejo. As mais citadas foram a captura de aves, a caça, a destruição dos ambientes, o chiclete, a colisão com vidraças entre outros. Para cada uma dessas ameaças as crianças elencaram soluções, como campanhas nos domicílios, filmes mostrando o que as aves sofrem durante a captura e denúncias. Todo esse material será utilizado para elaborar um plano de ação junto as crianças para ser executado por elas com a nossa supervisão no próximo semestre!

E no próximo mês tem mais! Agradecemos muito o apoio da Marilda brinquedista da Brinquedoteca e ao Reinaldo que é guia e um dos grandes Guardiões do Caparaó que nos ajudaram durante as atividades. Além disso, com a ajuda do Paulo Boute e da Martha Argel conseguimos a doação de 6 binóculos que estão sendo essenciais para as atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s