Passarinhando na Solitude

Eu sempre fui acostumada a observar aves em grupo, pouquíssimas vezes saí sozinha. Sempre tinha algum companheiro ou amigo me acompanhando. Observar aves tem uma dimensão da sociabilidade humana também, é um momento de muita integração com outras pessoas! Surgem novas amizades, novos amores e companheiros de caminhada. A observação de aves me trouxe muitas pessoas queridas, amigos que tenho até hoje e que me acompanham nas aventuras pela natureza em busca dos nossos amados seres alados.

Mas na última semana foi diferente. Tomei coragem e fui sozinha pela floresta passarinhar. Eu sempre preferi ir em grupo, evitava passarinhar sozinha. Fui poucas vezes e passei por situações de muito medo: correndo de nelores, encontrando caçadores armados e correndo de cães. Só de lembrar dessas situações se instalava um certo pânico em meu ser. No entanto, olhando para esse medo e percebendo que é apenas uma criação mental, uma ilusão, resolvi enfrentá-lo e me joguei a floresta sozinha! Talvez esse medo vinha do sentimento de que estaria só, aquele sentimento de solidão.

 

Ao iniciar a minha caminhada e observar as aves, imediatamente, um sentimento maravilhoso tomou conta do meu ser. Transbordava alegria ao ver cada ave que se apresentava, passando pela vila e vendo os tico-ticos forrageando no chão, as andorinhas nos fios e os bem-te-vis cantando. Fui subindo a montanha e adentrando a floresta, logo começou a sinfonia de cigarras-bambu e pixoxós que me acompanharam por todo o percurso. Foi um momento mais do que especial, poder ouvir ao lado de casa uma espécie ameaçada de extinção e perceber que elas estavam ali, se deliciando com a frutificação das taquaras. E melhor ainda é saber que essas taquaras estão seguras por aqui e que elas poderão voltar na próxima frutificação!

DSCN0002
tico-tico

Logo no início, percebi que passarinhar na solitude também é tão bom quanto em grupo. É uma experiência diferente, mais introspectiva, só você e você. A solitude é diferente de solidão, não é precisar da presença do outro, se sentir só. Solitude é a presença, a nossa própria presença, transbordando todo o nosso ser. Estar no aqui e agora. Eu estava ali, só eu, a floresta e as aves, um momento pleno, como se mais nada existisse. Toda a atividade mental cessou, nada de medos, preocupações, planos…tudo sumiu! Só restava alegria de viver e um sentimento de gratidão por poder estar ali, desfrutando de um momento de solitude com as aves, ouvindo apenas as suas vocalizações e o som da água passando por entre as pedras.

DSCN9976
sabiá-coleira

E nessa frequência presenciei cenas incríveis, consegui ver muito bem e a poucos metros um inhambu-guaçu. Espécie que vi pouquíssimas vezes nesses 12 anos de passarinhada. Sempre de relance e sempre cruzando a trilha rapidamente, mas dessa vez não, ele estava no meio da trilha, tranquilo e se alimentando. Fiquei tão atônita e maravilhada que só curti o momento e nem lembrei de tirar uma foto. Quando peguei a câmera, já era tarde demais. Mas, sem problemas! Esse momento ficará vivo em minha memória e junto com o sentimento bom que me veio nessa hora, que a câmera jamais registraria.

DSCN9982

Passarinhar na solitude, foi uma das melhores sensações. Um momento de plenitude e unidade com a natureza. Nada tirou o meu sentimento de paz, nem mesmo uns cães que vieram correndo e latindo, acho que estava tão em paz que quando eles chegaram bem perto pararam e nem se aproximaram. Se fossem outros tempos, eu estaria morrendo de medo e teria corrido e, claro, eles correriam atrás! Rs

Nessa passarinhada percebi o puro êxtase da solitude e tive certeza de que a solitude tão falada pelo Osho é real, pelo menos foi no meu caso!

“Todas as belezas acontecem na solitude. Nada acontece na multidão. Nada do além pode acontecer, exceto quando você está absolutamente só.

A mente extrovertida criou condições ao redor para te tornar aprisionado: quando você está sozinho, você se sente mal. Ela lhe diz que você precisa sair, encontrar pessoas, porque felicidade acontece no meio de outras pessoas. Isto não é verdade.
A felicidade que acontece junto com outras pessoas é muito superficial, mas a felicidade que acontece quando se está só, é tremendamente profunda. Puro êxtase…” OSHO

 

Anúncios

6 comentários sobre “Passarinhando na Solitude

  1. Andar na floresta acompanhada apenas si, é uma experiência muito pessoal. Parece estar só, mas na verdade, tem sua própria companhia e a de milhares de vidas ao seu redor. Estar em sintonia com outras pessoas é muito bom, mas se permitir sincronizar com a energia da floresta é muito especial e gratificante. Como diria o Luciano, ganhamos superpoderes. Não precisar ser o centro das atenções ou dar atenção ao outro, nos permite sermos nós mesmos. E aí nosso olhar descobre os tesouros da floresta, como os pequenos insetos, flores delicadas, sons, aromas e a brisa, que nos acaricia e nos faz sentir bem vindos na mata.

    As pessoas geralmente tem medo de andar sozinhas pelos “perigos”, mas principalmente pela dificuldade em estarem acompanhadas apenas de si. Mas esta deveria ser a melhor companhia de todas.

    Eu sempre fiz muitas saídas solitárias quando morava em Bonito, e mesmo em grupo, às vezes dou umas escapadinhas, nem que seja por alguns minutos, para conversar a sós com a floresta. É sempre um momento de paz e reflexão. Energias boas passadas e recebidas.

    Aproveite esse privilégio que tens agora de estar tão perto da floresta, e pratique a solitude!

    Beijos

    Tietta Pivatto

    Curtido por 1 pessoa

  2. Prezada Taiana, conheci este belíssimo site pelo Maurício Fujiyma, amigo passarinheiro do Observaves – Observadores de Aves do Planalto Central, de Brasília.
    Estou me deliciando e aprendendo muito com teus ótimos textos.
    Já coloquei o site entre os meus favoritos.
    Parabéns!
    Tancredo Maia

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s