Observação de Aves Mirim – 1a. Edição

Essa linda ideia de iniciar atividades de observação de aves para crianças no Patrimônio da Penha (distrito do município de Divino de São Lourenço, ES), local onde tenho o privilégio de ter escolhido para viver, surgiu a partir de uma conversa com a querida Relva Rodrigues. Procurei a Relva com o intuito de colaborar com projetos ambientais da ong Amar Caparaó. Ela me contou que eles já tinham um trabalho na Brinquedoteca Comunitária Curumim e me convidou para fazer uma atividade de observação de aves com as crianças. Aceitei o convite sem pensar! E já veio a vontade de fazer algo contínuo, com mais saídas e com a produção de um guia de campo de aves da região do Caparaó, ilustrado e produzido pelas crianças.

E assim, começamos pedindo doações durante o Avistar Brasil 2016 para iniciar as atividades. Tivemos grandes parceiras na divulgação e obtenção das doações, como a Tietta Pivatto que deixou à disposição no estande da Maritaca Expeditions uma caixa para recebimento das doações, a Gabriela Giovanka e Renato Rizzaro da Roda de Passarinho nos doaram um  lindo pôster de aves da Mata Atlântica que ficará na Brinquedoteca. E, também, a Martha Argel que através do Fundo JC (com a excelente ajuda do Frederico Dentello e do Humberto Moura-Neto) conseguiu recursos para a aquisição de um binóculo e nos doou pôsteres de aves da Mata Atlântica. Além da ajuda de todos os observadores de aves que doaram ao Fundo JC. O nosso primeiro binóculo chegará na próxima semana, já foi enviado pelo Paulo Boute que também está colaborando muito conosco.

DSCN9569
Crianças em frente a Brinquedoteca Comunitária Curumim com os pôsteres de Aves da Mata Atlântica e adesivos Eu Amo Passarinhar (adesivos doados pela SAVE Brasil)

 

Contando com a ajuda de tantas pessoas, tivemos a nossa primeira saída para observação de aves com as crianças no dia 31 de Maio de 2016. Estavam presentes cerca de 18 pessoas. Nosso ponto de encontro foi na Brinquedoteca, de onde partimos às 14:20hs para observar aves. Além das crianças, a Relva estava presente e também contamos com as presenças ilustres do Guilherme e do Reinaldo que participaram de um curso de formação de guias promovido pelo SEBRAE e que teve como instrutores a Tietta Pivatto e o Luciano Lima.

DSCN9520
Crianças utilizando o Guia de Aves de Bonito

As crianças receberam coletes providenciados pela Relva, e eu passei instruções de como utilizar os binóculos, câmeras e como fazer as anotações na caderneta de campo. Os anotadores revezaram ao longo do percurso. E antes mesmo de instruí-los a contar o número de indivíduos por espécie, eles já estavam contando!

O nosso percurso foi o entorno da Brinquedoteca e da Pousada Beija-flor e a subida até o mirante, de onde é possível avistar o Patrimônio da Penha. As crianças foram utilizando os três binóculos e duas câmeras que tínhamos disponíveis. Uma das primeiras aves que observamos foi um casal de rolinhas, seguidos pelas asas-brancas que estavam forrageando na beira de um lago.

As crianças menores estavam curtindo mais caminhar, ver as paisagens e usar o binóculo. Já os maiores estavam adorando o desafio de fotografar as aves e até pediram para ir em passeios separados dos menores, pois disseram que eles estavam muito barulhentos e espantando as aves! rs

DSCN9538

O passeio foi bem produtivo, uma outra forma de contato com a natureza para as crianças, para as mamães que nos acompanharam e para nós que estávamos guiando. Foi uma linda experiência e extremamente gratificante, voltamos bem felizes e muito animados para os próximos passeios. As crianças também estavam animadas e perguntaram quando serão os próximos.

No final fomos presenteados com o colorido da saíra-douradinha, com a graciosidade da maria-preta-de-garganta-vermelha e com uma revoada de canários-da-terra. A nossa lista de aves já está disponível no eBird, para acessar basta clicar aqui.

DSCN9561
saíra-douradinha

 

Este é o primeiro passeio de muitos, em breve traremos mais novidades e mais observadores para contemplar as nossas amadas aves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s