O olhar do iniciante – Observar e ser observado

 “A mente do iniciante é vazia, livre de hábitos dos experientes, pronta para aceitar, para ter dúvidas e aberta para todas as possibilidades.” Richard Baker

Quando iniciamos na observação de aves o encantamento está presente a cada instante, estamos atentos a todos os detalhes, é praticamente tudo novo, ficamos extasiados a cada nova cor, novo som, nova ave observada.

Ficamos como detetives, a espreita e observando cada detalhe do que estamos vendo. E com tudo isso, vamos montando o nosso quebra-cabeça para descobrir qual era aquela espécie que estávamos observando. Este é um dos momentos mais divertidos e empolgantes! Também podemos contar com a ajuda dos observadores de aves mais experientes, atualmente existem vários grupos na internet para auxiliar com a identificação. Um deles tem foco especial nas pessoas que estão iniciando, é o grupo Birding 1.0 do Facebook.

Aos poucos vamos aprendendo mais e ansiando por espécies que nunca observamos, aquelas espécies que um dia nos deixaram deslumbrados ficam cada vez mais “comuns”, tão presentes em nosso dia-a-dia que muitas vezes acabamos nem prestando tanta atenção. Começamos a buscar cada vez mais por espécies “novas para a lista”, fazendo viagens com foco nessas espécies.

E neste momento é muito importante observar aves junto com a auto-observação, sempre nos observando: O que me motiva? Quero contemplar novas espécies?Quero ter mais espécies da lista do que fulano? É uma obsessão? É uma diversão? É meu ego? Amor pelas aves? Curiosidade?

Ser um observador experiente e manter a mente do iniciante é fazer com que a magia da observação de aves dure pela eternidade!

Observe aves e aproveite para fazer uma viagem ao seu interior 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s